LENDA DE S. MARTINHO
A Lenda diz que num dia de chuva e frio do mês de outubro, um soldado que servira nas legiões romanas em fim de missão regressava à sua terra natal em França.
Quando atravessava as montanhas dos Alpes encontrou um mendigo esfomeado, mal agasalhado e gelado de frio que lhe estendeu a mão lhe pediu esmola.
São Martinho não tendo nada para lhe dar em esmola desceu do seu cavalo, retirou o seu manto vermelho que lhe servia de protecção contra a chuva e o frio . De um golpe de espada cortou pelo meio o manto e deu uma das metades ao mendigo.
Imediatamente a chuva parou de cair , as nuvens afastaram-se e o sol apareceu como por milagre , radioso e quente como num dia de verão.
Seria Deus que lhe teria enviado esse tempo magnifico e diz a lenda que, entretanto, o frio cessou, dando lugar a um lindo dia de Verão. Deus recompensara, assim, Martinho por ele ter sido tão piedoso, ao partilhar a capa que tinha para se aquecer. E para que nunca mais se apagasse da memória dos homens o acto de bondade de Martinho, Deus suspende, nessa altura do ano, durante três dias o tempo frio, para que o céu e a terra sorriam com a benção dum sol quente.
É o Verão de São Martinho.